quinta-feira, 30 de abril de 2015

Windows 10 Insider Preview


A Microsoft parece estar mesmo disposta a mudar o jeito como vemos seu sistema operacional com o Windows 10, apresentado pela primeira vez em setembro de 2014. A nova versão do SO mais usado no mundo inteiro é, de acordo com a própria desenvolvedora, o abre-alas que vai introduzir uma nova geração de dispositivos conectados, já que o sistema consegue se adaptar a diferentes gadgets e possui uma versão especial aos com menos de 8 polegadas.
Para a felicidade daqueles que não estão aguentando a ansiedade para botar as mãos no software, a companhia acaba de liberar a novíssima Build 10074 do Windows 10 Insider Preview, uma versão de testes levemente instável voltada para quem deseja experimentar os novos recursos antes do lançamento da edição final do SO. Nesta Build, encontramos todas as novidades apresentadas pela companhia em janeiro de 2015, incluindo a assistente-pessoal Cortana e a novíssima central de notificações.

Tablet ou notebook, pra mim tanto faz ♪

A maior novidade da Build 10074 é que ela apresenta o recurso batizado pela Microsoft como “Continuum”. Estamos falando da capacidade do sistema operacional de reconhecer o tipo de dispositivo que você está utilizando e adaptar sua interface a fim de prover a melhor experiência possível – algo útil sobretudo para quem possui um aparelho conversível.
Dessa forma, quando você estiver usando um teclado e mouse/trackpad (como um notebook), o Windows 10 apresentará seus aplicativos na forma de janelas redimensionáveis e que podem ser movimentadas livremente pela tela. Caso você pare de usar o teclado e passe a utilizar somente a tela sensível ao toque de seu gadget (como um tablet), ele automaticamente vai passar a exibir os apps em tela cheia.
Vale observar que o usuário estará sempre ao comando dessa alternância – ou seja, você pode mudar o modo de exibição do Windows 10 quando você quiser, bastando tocar (ou clicar) em um único botão.



Menu Iniciar


Muita gente reclamou da falta do Menu Iniciar no Windows 8. Na verdade, ele foi substituído pela Tela Iniciar, que não foi muito bem recebida por boa parte dos usuários do SO. Com algumas atualizações, a Microsoft foi minimizando o problema e, no Windows 10, ela resolveu recriar o Menu Iniciar.
Ele foi remodelado, mas ainda possui aquelas funções com as quais todo mundo estava acostumado no Windows 7. Juntamente com isso, as live tiles chegaram e, agora, podem ser acessadas a partir do novo Menu Iniciar. Elas são, inclusive, personalizáveis, da mesma forma que eram na Tela Iniciar.




Novo organizador de janelas


Nas últimas versões do Windows, sempre que você arrastava uma janela para uma das bordas da tela, ela se autoajustava e dividia a sua Área de trabalho em duas partes iguais. Agora, se você fizer isso, o Windows vai sugerir para você imediatamente outras opções de organização.
Assim, você não precisa arrastar mais de uma janela para ter sua tela devidamente dividida, uma vez que o SO identifica suas intenções. Fora isso, esse sistema de organização permite também fazer uma grade automática de até quatro janelas de tamanho igual.


Outro detalhe importante é a possibilidade de usar os apps da interface moderna do Windows 8 como janelas comuns. Dessa forma, você conseguirá organizar esses elementos na sua Área de trabalho da mesma forma que qualquer outro programa desenvolvido no formato desktop. Porém, como você não pode usar o Snap Assist através de vários monitores, a Microsoft também implementou um sistema de uso de gestos para touchpads.
Eles envolvem fazer uma movimentação no seu touchpad utilizando três dedos, e os gestos funcionam da seguinte forma:
  • Mover para cima: abre o “Task View”;
  • Mover para baixo: mostra a Área de trabalho;
  • Mover para a direita ou para a esquerda: mostra todas as janelas abertas na forma de miniatura;
  • Mover levemente para a direita ou para a esquerda: alterna para o aplicativo anterior;
  • Efetuar um toque: Abre a busca.

Múltiplas áreas de trabalho


Essa era uma função ignorada pela Microsoft por muitos anos no ramo dos sistemas para desktops. Várias distribuições do Linux e o próprio Mac OS X já utilizam um gerenciador de áreas de trabalho múltiplas e, agora, com o Windows 10 Insider Preview, essa função passou a fazer parte do Windows.
Isso quer dizer que você pode ter várias Áreas de trabalho ao mesmo tempo e colocar nelas quantas janelas quiser, quantos ícones quiser e assim por diante. É uma ótima maneira de se organizar e separar o trabalho do lazer, por exemplo.
Há um botão específico para esse gerenciador na Barra de tarefas do Windows 10 Insider Preview, ao lado do Menu Iniciar. Ele se chama “Task View” e cuida também das suas janelas abertas ao mesmo tempo. Porém, se você não usar essa alternativa ou não gostar de ter esse ícone sempre visível, pode desabilitá-lo com um clique com o botão direito do mouse.
Por meio do menu de contexto da Barra de ferramentas, também é possível desativar o botão de pesquisa, caso desejado. Vale notar que você pode mover janelas de uma Área de trabalho para outra livremente, simplesmente arrastando a tela até o outro desktop.



Novo explorador de arquivos


O Windows Explorer foi refeito e agora é mais inteligente. Ele deixa as pastas mais visitadas pelo usuário em evidência e permite fazer buscas em todo o sistema operacional. Isso quer dizer que você poderá buscar não apenas arquivos e documentos, como também apps instalados no PC.
A ferramenta de busca do Windows também mudou e agora consegue pesquisar arquivos, apps e resultados na web. Ela está fixada no Menu Iniciar e na Barra de tarefas para facilitar a sua vida. Fora tudo isso, a Microsoft ainda promete melhorar significativamente o desempenho do SO de modo geral.
Além disso, ao utilizar o Windows Explorer, também é possível fixar as suas pastas favoritas na Home para facilitar o acesso.

De olho nas redes

Se você é daqueles que estão sempre pulando de uma rede WiFi para outra, o Windows 10 também oferece uma ótima novidade. Isso porque o gerenciador de conexões foi refeito, ganhando o simpático visual que você confere abaixo:
Redes



O OneDrive mais inteligente


O OneDrive também sofreu algumas mudanças no seu método de funcionamento. Antes, ficava um pouco difícil distinguir quais dos seus arquivos estavam armazenados na nuvem e quais tinham uma versão física no computador. Assim, para o Windows 10, a Microsoft modificou um pouco a forma como os itens são sincronizados.
Agora, você pode escolher se deseja que todos os arquivos sejam sincronizados ou selecionar apenas aqueles dos quais deseja manter uma cópia na nuvem. Da mesma forma, também existe uma opção para você escolher o local para o armazenamento dos arquivos que vão estar disponíveis mesmo sem uma conexão com a internet.
E, por falar nos arquivos do OneDrive, o serviço ganhou uma maior integração com o app de fotos do Windows 10. Assim, você tem um acesso rápido tanto aos arquivos salvos na nuvem quanto àqueles que estão em seu PC.

Suporte nativo ao formato MKV


Uma das maiores novidades do Windows 10 com relação a arquivos de áudio certamente está no suporte nativo ao formato MKV, que pode ser reproduzido diretamente no Windows Media Player, bem como nas aplicações de sua preferência. Tais itens agora também mostram miniaturas e contam com metadados no Windows Explorer.
Da mesma forma, também foi implementado o suporte para DLNA e, de acordo com a Microsoft, em breve o setor de áudio receberá mais novidades.



"Você sabia?"


Por último, mas não menos importante, a tela inicial do Windows 10 recebeu uma adição pequena mas bem interessante para ajudar as pessoas a aprenderem a utilizar o sistema operacional. Agora, ao ligar o computador, o sistema exibe algumas dicas de uso do software, bem como uma imagem nova para dar sempre uma renovada no visual no momento de login.



Instalação


Para instalar o Windows 10 Insider Preview em seu PC, você precisa fazer o download da imagem ISO (versões x86 e x64) e gravá-la em um DVD ou descompactar tudo em um pendrive bootável. A execução dessa instalação funciona praticamente da mesma forma que no Windows 8.
Enquanto você baixa o arquivo, é necessário se inscrever no programa Windows Insider para se registrar e participar dos testes do SO. Sem isso, você não vai conseguir receber as atualizações.  Para completar o procedimento de instalação, use a chave de produto que for gerada durante a inscrição.



This is Sparta!


Não é segredo para ninguém que nos últimos anos o Internet Explorer perdeu boa parte do mercado de navegadores, tendo o dominado absoluto por tanto tempo. Ao anunciar o Windows 10, a Microsoft também decretou a aposentadoria definitiva do seu antigo browser. O substituto dele será o Project Spartan — nome que, a princípio, é provisório.
A boa notícia é que, na mais recente atualização da versão Insider Preview do sistema, a desenvolvedora resolveu disponibilizar uma edição experimental do novo navegador para os participantes do programa Windows Insider.
Assim que você o instala, se depara com uma interface muito mais moderna, com efeitos de transição inéditos, ícones mais chapados, estrutura de menus renovada, entre outras características adotadas com o intuito de deixar o browser mais próximo da aparência geral da mais recente plataforma da marca.
Entretanto esse não é o único destaque do Project Spartan. Ele também oferece integração com a Cortana, a assistente pessoal já presente no Windows Phone que possibilita, por exemplo, a realização de pesquisas e a execução de ações no sistema por meio de comandos de voz. Esse recurso está integrado à barra de endereços do browser e promete buscas mais ágeis e precisas, já que tem a capacidade de sugerir resultados relevantes antes mesmo de você pressionar a tecla Enter.
Outra novidade trazida pelo Project Spartan para o Windows 10 é um modo de leitura projetado para facilitar o consumo de notícias e artigos na web. A ferramenta atua eliminando tudo o que não faz parte do texto principal da página acessada, mantendo em exibição apenas aquilo que interessa a você. Além disso, essa função é capaz de criar listas de leituras offline, incluindo conteúdos disponibilizados em arquivos PDF, para que você usufrua desses conteúdos quando achar melhor, mesmo estando desconectado da internet.
E isso não é tudo. O novo navegador oferece ainda como destaque uma funcionalidade sincronizada ao OneNote para a criação de “anotações”. Mais do que simples notas textuais, com esse mecanismo é possível capturar o que está sendo apresentado na tela e adicionar imagens e desenhos sobre as screenshots, bastando mais alguns poucos cliques para que tais montagens sejam envidas para a sua conta no serviço de anotações na nuvem da Microsoft.
O Project Spartan tem também um novo motor de renderização, que deve tornar a navegação dos internautas ainda mais rápida e fluida, além das tradicionais funcionalidades dos navegadores. Contudo, é válido mencionar que esta é uma versão prévia do browser, o que significa que algumas ferramentas podem não estar disponíveis ou apresentar problemas de operação. Além disso, a própria Microsoft informa que esta edição do Project Spartan não está “pronta para todos” e que por isso deve ser usada com cautela.



Cada vez mais melhorias


Toda atualização feita na versão Preview do Windows 10 traz mudanças cujas melhorias parecem ínfimas, por vezes, mas se provam muito relevantes quando você olha com calma. A Build 10074 entra nessa definição, pois as alterações realizadas incluem apenas melhorias de personalização de cores gerais e tamanhos dos ícones, bem como a chance de configurar gestos com o mouse.
Uma das mudanças que já é perceptível inicialmente está no fato de agora, em vez de as versões serem chamadas de “Technical Preview”, elas passaram a receber o nome de “Insider Preview”. Da mesma forma, agora você pode tanto usar a atualização automática (caso já tenha a build anterior instalada) quanto fazer o download do arquivo ISO para rodar em uma máquina virtual ou fazer uma nova instalação.



A volta do Aero Glass


Uma das mudanças mais notáveis na nova build é a volta do famoso “Aero Glass”, o efeito de transparência que foi lançado no Windows Vista e se manteve até a versão 7 do SO da Microsoft, sendo abolido no 8. Porém, essa função será testada em partes, sendo que metade das pessoas vai receber um efeito limpo de transparência no Menu Iniciar e na Barra de tarefas, como costumava ser nas versões antigas e os demais um efeito diferenciado, lembrando “vidro levemente congelado”.
Os tiles da tela inicial agora possuem animações, girando as informações como se fosse um “quadrado” (em três dimensões) e não simplesmente fazendo uma transição vertical. O Cortana também recebeu mudanças no seu visual e mais integrações. Agora, o serviço utiliza o Bing Instant Answers, mostrando informações sobre alguns assuntos enquanto você digita o alvo da pesquisa.
Houve, também, melhorias no Continuum, investindo em um sistema simplificado para a Barra de tarefas e, ao fechar um aplicativo no tablet, você volta à tela inicial, em vez de ser levado para a Área de trabalho. Agora, quando você abrir duas janelas lado a lado, também é possível ajustar o tamanho das telas para melhorar as suas experiências.
Atendendo a vários pedidos, um novo conjunto de sons foi adicionado à Build 10074 para você escolher o conjunto que seja mais do seu agrado.



Bugs corrigidos


Entre os bugs corrigidos, agora, você pode novamente abrir programas do desktop a partir da tela inicial sem ter que fixa-los na Barra de tarefas do SO. A função para baixar música a partir do Xbox Music e Music Preview também passaram a funcionar normalmente agora. Além disso, também foi corrigido o problema ao minimizar um player no computador, fazendo com que agora o som não sofra interrupções e continue reproduzindo a música no plano de fundo.

Download abaixo



Download


0 comentários:

Postar um comentário